Ministro Nelson Barbosa acredita na baixa da inflação em 2016

Ao ser questionado sobre a alta do dólar, o ministro de Planejamento, Nelson Barbosa, disse que há tendência para que o câmbio se estabilize. Além disso, em entrevista no Palácio do Planalto, Barbosa apontou que a inflação deve reduzir em 2016.

Sobre a alta do dólar, o ministro afirmou: “Neste momento, é natural que os preços flutuem. Para isso, nós temos o sistema de câmbio flutuante. Nós temos confiança de que os mercados vão se ajustar a esse novo cenário, e a taxa de câmbio tende a se estabilizar. Em qual patamar ela vai se estabilizar, é o mercado que determina. Nós optamos já há muito tempo por trabalhar com o sistema de câmbio flutuante”.

Após reunião com a presidenta Dilma Roussef, Gilberto Kassab, Eliseu Padilha e Michel Temer (ministros de Cidades e Aviação Civil e o vice-presidente, respectivamente), Barbosa disse que a revisão da meta de superávit fiscal foi um dos temas debatidos e afirmou que o mercado flutua diante de novas informações.

O ministro também disse que a inflação deve ter uma redução “mais rápida” no próximo ano, apesar de seu aumento em 2015.

“Temos um aumento temporário da inflação este ano, mas as expectativas para o ano seguinte indicam uma redução mais rápida da inflação. Estamos em uma fase de reequilíbrio, de ajuste. Durante essa fase, há um aumento da inflação e uma retração da atividade econômica, com flutuação de alguns preços. Mas a direção está mantida, a direção de reequilíbrio macroeconômico, de manutenção da estabilidade fiscal e monetária e, principalmente, a direção de recuperação do crescimento”, afirmou o ministro.

Fonte: G1