A maioria dos brasileiros está pessimista quanto à economia

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, o grau de satisfação dos consumidores brasileiros com a situação da economia está muito baixo. Quatro em cada cinco brasileiros percebem o momento atual como ruim. Apesar disso, a perspectiva quanto ao futuro teve uma pequena melhora no último mês, embora o número de pessimistas continue maior que o de otimistas.

Dados da Sondagem do Consumidor, realizada pela FGV, apontam que a queda de satisfação com a economia local teve uma queda de 15,5% em junho, referente ao mês anterior. Ainda, 79,1% dos entrevistados estão insatisfeitos com o momento, tornando o pior índice desde 2005.

Por sua vez, as expectativas de melhora para a economia melhoraram pelo quarto mês consecutivo. Apesar de manter um nível muito baixo historicamente, o indicador de otimismo com a evolução da situação econômica nos próximos meses subiu 2,5%.

Segundo a FGV, “este foi o 17º mês em que são registrados mais consumidores pessimistas do que otimistas com o rumo da economia nos seis meses seguintes. Antes deste período, iniciado em fevereiro do ano passado, o recorde havia sido de apenas seis meses, entre outubro de 2008 e março de 2009″.

Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios