Dicas para se preparar para a crise

Vários ajustes em produtos e aumentos em impostos aconteceram no começo de 2015, o que aumentou a inflação, diminuindo o poder de compra da população.

Confira algumas dicas para você se preparar para a recessão econômica e evitar maiores prejuízos.

Planejamento: anote todos os seus compromissos financeiros, incluindo os pequenos gastos do dia a dia.

Família: converse com sua família para que eles entendam a situação econômica. Apoio é fundamental para encarar este tipo de dificuldade.

Corte despesas: Analise o que pode ser cortado de seu orçamento. Evite comprar coisas supérfluas e fuja dos gastos desnecessários.

Juros: evite comprometer sua renda com financiamentos e parcelas longas, pois a taxa de juros está muito alta.

Cartão de crédito: controle os gastos com o cartão de crédito e tente sempre fazer o pagamento integral da fatura.

Cheque especial: evite usá-lo como complemento do salário, pois seus juros são altíssimos. Se estiver precisando de dinheiro, pesquise outras possibilidades, como o crédito consignado.

Alimentos: aproveite as promoções dos supermercados na hora de fazer a compra. Tente substituir os produtos por mais baratos.

Economize: faça comparações para saber o que é mais vantajoso fazer. Por exemplo, confira se é mais barato fazer refeições em casa ou na rua.

Eletricidade: a energia elétrica está mais cara em todo país. Não deixe luzes acesas e desligue os aparelhos eletrônicos da tomada enquanto não estiver usando.

 

Fonte: Serasa